Moçambique vira exportador de açúcar refinado. Ao nível global a produção chega a atingir cerca de 10 mil toneladas por época. A informação foi dada pelo ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Celso Correia, durante uma visita de lançamento da próxima campanha agrícola na província de Sofala, distrito de Búzi.
O governante disse ainda que o sector tem estado a registar uma ligeira subida em termos de produção, depois de ter estado em queda nos últimos anos, por conta de factores climáticos.
Prova disso, é que “pelo segundo ano consecutivo Moçambique já não importa açúcar refendido e as exportações subiram este ano”.
Actualmente “estamos a exportar para a Itália, Espanha e estamos a suprir as necessidades nacionais”, referiu o ministro.
“Registamos com agrado que esta indústria que está ligada ao sector da agricultura do açúcar, está em franca recuperação. Projeta-se que no próximo ano possa superar o break even”, acrescentou Celso Correia.
Celso Correia avançou ainda que Búzi pode ter uma subida muito grande em termos de produção na próxima campanha por que “a estrada está a ficar pronta”. Isso, refere o ministro, significa uma oportunidade para os produtores poderem colocar os seus produtos porque têm o mercado, que é a indústria.