O Presidente da República, Filipe Nyusi, manifestou, esta segunda-feira, o interesse de Moçambique em ter o financiamento da China, de cerca de 750 milhões de dólares para a reabilitação da Estrada Nacional Número 1 (EN1).
A vontade foi expressa ao membro do ‘bureau’ político e Director do Gabinete da Comissão dos Negócios Estrangeiros do Comité Central do Partido Comunista da China, Yang Jiechi.
No encontro de cortesia, Nyusi “falou da necessidade de apoio à reabilitação da Estrada Nacional n.º 1, que todos nós sabemos que liga o nosso país de lés a lés”, segundo a Ministra dos Negócios Estrangeiros, Verónica Macamo.
A EN1, actualmente sem condições de transitabilidade, quer pela sua largura bem como por haver mais covas do que asfalto, tem uma extensão de mais de 2.400 quilómetros e liga as três regiões do país, nomeadamente sul, centro e norte.
Além disso, a Ministra disse que Nyusi espera que a China financie a construção da nova sede da Assembleia da República (AR) com um novo hemiciclo, cujo valor não foi especificado.
A AR pretende construir uma cidade parlamentar na margem norte da baía de Maputo (Katembe), e apartamentos para os deputados, cuja maioria vive em residências arrendadas.
A China financiou, nos últimos anos, infraestruturas públicas de grande vulto em Moçambique, como a Estrada Circular de Maputo – incluindo a Ponte Maputo-Katembe – Estádio Nacional do Zimpeto e um novo Aeroporto Internacional de Maputo.
Deixe uma resposta