Moçambique pode exportar 83 milhões de toneladas de diversos produtos até 2024

Moçambique pode exportar 83 milhões de toneladas de diversos produtos até 2024

O país prevê exportar cerca de 83 milhões de toneladas mercadorias diversas, até 2024, para os países do Interland, através dos Portos de Maputo, Beira e Nacala. Para o efeito, mais de 80 porcento de mercadorias terá como destino o Zimbabué, Maláui, Zâmbia e República Democrática do Congo.

Os dados foram partilhados na última sexta-feira pelo Ministro-cessante dos Transportes e Comunicações, Janfar Abdulai, durante a cerimónia de inauguração de novos equipamentos de manuseamento de carga da empresa Cornelder Moçambique, gestora do porto da Beira.

“O Programa Quinquenal do Governo 2020-2024 prevê o aumento de carga manuseada nos portos nacionais dos cerca de 48 milhões de toneladas registadas em 2019, para cerca de 83 milhões de toneladas até 2024”, disse.

Neste sentido, vão ocorrer obras de reabilitação, ampliação e modernização de infra-estruturas de transporte como porto, linha férrea e estradas.

“A aquisição de equipamentos de manuseamento portuário, que temos o privilégio de proceder a respectiva inauguração, enquadra-se na visão plasmada no Plano Quinquenal do Governo”, sublinhou.

Por sua vez, o Administrador-Delegado da Cornelder Moçambique, Djeny Difraise, referiu que a instituição vai realizar vários investimentos destinados a modernização do porto da Beira.

“No mês passado, estabelece-mos um acordo regional para o manuseamento do clinker, quando descarregamos o navio com uma produtividade média de 10.500 toneladas por dia”, explicou.

Até Dezembro deste ano, o Porto da Beira prevê manusear mais de 700 milhões de metros cúbicos de toneladas de produtos diversos.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.