O Ministério dos Recursos Minerais de Energia (MIREME) está a trabalhar com os principais intervenientes no sector por forma a assegurar que os recursos minerais explorados no país sejam exportados depois de serem processados.
A perspectiva é maximizar os ganhos da exploração dos recursos minerais e promover o desenvolvimento industrial do país, através do processamento local dos produtos.
A quantidade de minérios processados no país é menor ao volume exportado, e isso leva a necessidade da criação de um quadro regulatório, segundo o Ministro do MIREME.
“Os indicadores que temos estão abaixo do desejável. Queremos que daqui para o futuro a situação seja invertida. Estamos a trabalhar com todos os intervenientes, para que parte desse processamento aconteça aqui no país”, disse, Carlos Zacarias.
O Ministro falava recentemente na abertura do IX Conselho Coordenador do MIREME, no posto administrativo de Matibane, distrito de Mossuril, na província de Nampula.
Na visão do responsável, o objectivo pode ser alcançável a médio e longo prazos, por conta dos mecanismos legais que ainda devem ser criados.
Deixe uma resposta