O escritor angolano radicado em Moçambique, José Eduardo Agualusa, critica a postura de Venâncio Mondlane por autoproclamar-se vencedor das eleições presidências de 09 de Outubro.
Ele classificou de precipitada a postura do candidato presidencial, e diz ser inaceitável que esteja a promover manifestações.
“Também me parece cedo demais esta a fazer manifestações. É preciso esperar, com paciência, depois, havendo provas de que houve fraude generalizada, concordo ser preciso tomar atitudes”, disse.
Na perspectiva de Agualusa, “o verdadeiro líder não provoca incêndios. Aguarda o momento exacto para apresentar as suas reivindicações, mas sempre no sentido do respeito pelo quadro jurisdicional”.
Por outro lado, admitiu que Venâncio Mondlane “passou a ser um quadro de relevo na política moçambicana”, daí que deve ser ouvido pela comunidade internacional.
“Mas se ele ameaça a comunidade internacional e a desatar conflitos, se aparece como incendiário, a comunidade internacional não vai querer ligações com essa pessoa. Nem é esse tipo de pessoas que Moçambique precisa hoje”, disse, citado pela Rádio Moçambique.
Deixe uma resposta