Moçambique lança novo concurso para pesquisas de gás e petróleo

O Governo vai lançar, esta quinta-feira, um novo concurso para concessão de 16 áreas de pesquisa e produção de petróleo e gás, de modo a atender às necessidades de transição energética com recurso a energias mais ‘limpas’, como o gás natural.

Segundo o Presidente do Conselho de Administração (PCA) do Instituto Nacional de Petróleo (INP), Carlos Zacarias, pretende-se com as novas áreas de pesquisa e produção de petróleo e gás contribuir para novas abordagens de desenvolvimento do sector no país.

“Pretendemos com este concurso avaliar o potencial petrolífero do nosso país, e os recursos descobertos serão colocados à disposição da sociedade, para impulsionar desenvolvimento socioeconómico de Moçambique”, disse.

Além de impulsionar o desenvolvimento, Carlos Zacarias frisou que o objectivo do lançamento destas novas áreas é também promover o investimento nacional e estrangeiro, além de reduzir o tempo entre concursos para concessão de áreas, de três para dois anos.

Em comunicado, o Governo garante que o processo vai procurar petrolíferas interessadas nas áreas distribuídas por quatro regiões distintas: cinco estão localizadas na bacia do Rovuma, sete em Angoche, duas no Delta do Zambeze e duas no Save, perfazendo mais de 92. 000 quilómetros quadrados.

Entretanto, Moçambique tem ainda áreas atribuídas no âmbito do quinto concurso cuja prospecção aguarda o arranque.

Partilhar este artigo