Moçambique e Reino Unido fortificam cooperação no sector agrícola

O Ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Celso Correia, e a enviada do Primeiro-Ministro do Reino Unido para o Comércio em Moçambique, Katherine Fletcher, participaram do “Fórum Empresarial de Tecnologias Agrícolas Reino Unido-Moçambique”, na última sexta-feira em Maputo. O encontro visava fortificar as relações de cooperação entre as nações na área da agricultura.

No decurso do evento falou-se das oportunidades de investimento em Mocambique bem como das experiências do Reino Unido no sector. Várias empresas nacionais e daquele país, actuantes no sector agrícola e tecnológico, fizeram-se presentes ao Fórum.

Fletcher disse que “o Governo do Reino Unido está empenhado em trabalhar em parceria com Moçambique para desenvolver ainda mais o sector da Agricultura, visto que o país é um destino ideal para os exportadores e investidores do Reino Unido”.

A responsável também frisou que as empresas britânicas empregam mais de 400 mil trabalhadores moçambicanos que “estão a dar um importante contributo para este futuro próspero”, mas o grande objectivo é o de criar “mais parcerias”.

Por seu lado, Correia disse que Moçambique está aberto a investimentos na área da agricultura e destacou o importante trabalho que tem sido feito no âmbito do Programa Sustenta, para o qual empresas britânicas já forneceram equipamentos agrícolas.

O Fórum Empresarial de Tecnologias Agrícolas marcou o fim da visita de Katherine Fletcher a Moçambique, que se prolongou de 11 a 15 de Outubro.

Partilhar este artigo