A Secretária Permanente do Ministério do Mar, Águas Interiores e Pescas (MIMAIP), Maria Ascensão Pinto, revelou, na quarta-feira, em Maputo, que Moçambique perde entre 60 e 70 milhões de dólares todos os anos, devido à pesca ilegal.
Falando na abertura do Fórum Global do Programa EAF-Nansen, a responsável disse que a questão da pesca ilegal merece uma reflexão aprofundada.
Ela notou que a pesca, principalmente a de pequena escala, contribui em 98% do total de pescado nacional e emprega mais de 90% de pescadores e trabalhadores de pesca.
“O nosso sector tem sido reconhecido como um poderoso gerador de emprego e renda, estimulando o crescimento de várias indústrias subsidiárias”, disse, citada pela AIM.
Por outro lado, portal ministerial refere que o programa EAF-Nansen desenvolveu ferramentas para facilitar a gestão dos recursos pesqueiros, em consonância com a abordagem ecossistémica das pescas nos países parceiros.
A secretária disse que o maior desafio agora é o uso responsável dos recursos marinhos, de modo que se proteja a biodiversidade para as gerações futuras.
Deixe uma resposta