Moçambique arrecada 540 milhões de dólares com exportação de carvão mineral

Moçambique arrecada 540 milhões de dólares com exportação de carvão mineral

O Departamento de Estatísticas e Reporte do Banco de Moçambique anunciou, recentemente, que a exportação de carvão mineral rendeu ao país 540.1 milhões de dólares, no primeiro trimestre do ano.

A entidade revelou que isso deveu-se a elevada procura do produto no mercado internacional, sendo que, em todo o ano passado, Moçambique obteve 1465.6 milhões de dólares com o negócio. Em 2020, as exportações renderam 646.7 milhões de dólares

Em Moçambique, o carvão mineral é basicamente extraído nas bacias carboníferas de Moatize e Marara, onde operam as multinacionais Vulcan Minerals, ICVL e Jindal Africa.

Refira-se que, a Vulcan explora as minas que até há bem pouco tempo eram operadas pela brasileira Vale, que vendeu seus activos, incluindo o Corredor Logístico de Nacala por 270 milhões de dólares, em finais de Abril deste ano.

Além do carvão mineral, no quadro da indústria extractiva, o país também arrecadou no primeiro trimestre deste ano, 117.5 milhões de dólares na exportação de areias pesadas. Durante todo o ano passado, as exportações das areias pesadas atingiram 466.4 milhões de dólares.

Já o gás natural que é basicamente explorado na bacia de Pande e Temane, na província de Inhambane, as exportações reportadas pelo Banco de Moçambique, apontam para o encaixe durante no primeiro trimestre, de cerca de 89 milhões de dólares.

Em todo o ano passado, as exportações do gás natural totalizaram 271.4 milhões de dólares norte-americanos.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.