Moçambique acolhe, pela primeira vez, na próxima semana, a Reunião Internacional dos Institutos Nacionais de Saúde Pública, sob o tema: “O papel dos Institutos Nacionais de Saúde Pública na promoção de sociedades equitativas, resilientes face às ameaças presentes e futuras de saúde publica”.
A reunião tem por objectivo identificar estratégias que permitam a previa intervenção às ameaças de saúde pública, produção de vacinas, dentre outras acções.
O evento vai juntar representantes de mais de 100 países.
O director-geral do Instituto Nacional de Saúde, Eduardo Samo Gudo entende que ao acolher a reunião, Moçambique reveste-se de uma imagem de relevância na actuação em saúde pública.
Disse ainda que ao acolher esta reunião, o país vai alargar as redes de colaboração global na área de saúde pública. “Moçambique é visto neste momento como um país que tem lições e sucesso, previsão, na antecipação, na preparação, no controle e na resposta as emergências de saúde publica”, disse citado pela Rádio Moçambique.
Gudo entende que algumas doenças, hoje, negligenciadas podem agravar-se no futuro se não beneficiarem de uma intervenção actual.
Deixe uma resposta