O encontro que teve lugar no Ministério das Finanças tinha como principal objectivo apresentar o escopo do Africa50 e passar em revista o ponto de situação do projectos financiados pelo Africa50 em Moçambique e as perspectivas futuras.
Alain Ebobisse, Presidente do Conselho Executivo do Africa50 apresentou o estágio do Projecto de expansão e modernização do Posto Fronteiriço de Ressano Garcia em um Posto Fronteiriço de Paragem Única (OSBP). O OSBP visa aliviar o congestionamento na fronteira, melhorar o comércio transfronteiriço, fortalecer a integração económica e agilizar as operações logísticas e alfandegárias, promovendo maior eficiência e conectividade económica em toda a região;
Falou igualmente do quatro projectos de linhas de transmissão de energia a serem desenvolvidos na modalidade de Parceria Público-Privada (PPP), para os quais já foram realizados estudos de pré-viabilidade em parceria com a PowerGrid Corporation of India Limited, enquanto a África50 envolve-se extensivamente com a EDM. As linhas identificadas fazem parte da lista de projectos prioritários da EDM e ajudarão a permitir a obtenção do acesso universal até 2030.
A Ministra das Finanças mostrou total disponibilidade em continuar a trabalhar de perto com o Africa50 para acelerar a conclusão dos projectos em carteira.
Fundada em 2017, e com a sede em Marrocos, o Africa50 é uma iniciativa criada pelos Governos Africanos e pelo Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) com o objectivo de apoiar e facilitar o desenvolvimento de projectos de infra-estruturas bancáveis em África, mobilizando financiamento do sector público e privado para investir em infra-estruturas.
Moçambique aderiu ao Africa50 no dia 09 de Fevereiro de 2024, tornando-se membro accionista com plenos direitos.
Deixe uma resposta