Militares e polícias permitem passagem de manifestantes para Maputo

Militares e polícias permitem passagem de manifestantes para Maputo

Militares das Forças Armadas e Defesas de Moçambique (FADM) e agentes da Polícia da República de Moçambique (PRM) baixaram os canos das armas em alguns pontos de entrada para a cidade de Maputo e deixaram os manifestantes seguirem para o centro da capital.

O gesto foi registado em vídeos a que tivemos acesso, no bairro da Santa Isabel, em Marracuene, onde a força policial escoltou os manifestantes até um ponto onde seriam recebidos por outro destacamento armado.

No bairro do jardim, na ponte onde se cruzam as avenidas de Moçambique e Joaquim Chissano, vários blindados cederam passagem a multidão que segue em direcção à Praça da Organização da Mulher Moçambicana (OMM), no bairro da Coop.

Em outro ponto, arredores de Maputo, os militares impediram a Unidade de Intervenção Rápida (UIR) de bloquear a marcha de manifestantes em direcção à cidade de Maputo.

Há relatos de casos, na cidade de Maputo, em que os militares distribuíram para a população máscaras de protecção facial.

Não obstante, na manhã de hoje, a polícia disparou balas verdadeiras de gás lacrimogénio. Há registo de dois mortos e uma senhora atingida na cabeça.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.