Melhores cursos para o “resto dos séculos” segundo o homem mais rico do mundo

Melhores cursos para o “resto dos séculos” segundo o homem mais rico do mundo

O homem mais rico do mundo, Elon Musk, é mundialmente conhecido pelos seus investimentos e desenvolvimentos no sector das tecnologias e inteligência artificial. Mas apesar de ser um dos defensores das sua área de actuação, reconhece que o seu progresso pode fazer desaparecer milhões de empregos a nível mundial.

Durante a Conferência Mundial de Inteligência Artificial em Xangai, o CEO da Tesla e da Space X disse que “a inteligência artificial vai tornar os empregos sem sentido”.

O Fórum Económico Mundial previu que 75 milhões de empregos serão deslocados até 2022. E actualmente o debate visa perceber como  a tecnologia vai impactar os empregos regulares em todo o mundo.

Considerando esta perspectiva, Musk indicou algumas especializações onde acredita que o factor humano continua a ser importante no mundo do trabalho.

Segundo Musk, as pessoas que estarão “fora” da zona eminentemente de perigo do emprego são as que podem programar softwares de inteligência artificial, e recomendou que os jovens estudassem engenharia da computação.

Ainda assim, essas posições podem não ser tão comuns. “Eventualmente, a IA apenas vai escrever o seu próprio software”, disse.

No entanto, Elon Musk disse que as empresas focadas na interacção humana vão continuar a prosperar, mesmo num cenário de empregos que muda à velocidade da luz.

“As pessoas, basicamente, gostam de interagir com outras pessoas. Se trabalha em algo que envolve pessoas ou engenharia, provavelmente é uma boa abordagem”, disse, citando a “arte” como outro componente onde a IA tem pouco a fazer.

Assim, todas aquelas posições onde a relação humano-humano tem um valor intrínseco além do económico, continuarão a ser relevantes na visão do CEO da Tesla.

Partilhar este artigo