MDM está a fazer contagem paralela de votos

MDM está a fazer contagem paralela de votos

O candidato presidencial e presidente do partido Movimento Democrático de Moçambique (MDM), Lutero Simango, revelou, hoje, em Maputo, que a formação política está a realizar contagem paralela de votos.

“O MDM tem na sua posse todos os editais e as actas das mesas de votação. Neste momento, estamos a realizar a nossa contagem paralela que está na ordem de 80%” revelou.

Simango falava à imprensa sobre a análise dos resultados a serem oficializados e partilhados pelos órgãos eleitorais, ao nível de distritos e províncias.

E, conforme assegurou, as contagens indicam que o partido está na posição de assegurar assentos na Assembleia da República. Disse que vai apresentar aos moçambicanos os seus resultados da contagem paralela interna. Para já, e sem detalhar, disse que os dados em sua posse divergem dos resultados que estão a ser divulgados pela CNE/STAE.

Ele reconheceu que o processo eleitoral em curso está enviesado de manipulações e violações da lei, pelo que vai recorrer junto das instâncias de justiça.

“Demos instrução à nossa comissão nacional de jurisdição para iniciar um processo jurídico para apresentar as devidas queixas e impugnação eleitoral”, avançou.

Por outro lado, manifestou preocupação pela detenção, no dia 09 de Outubro, de um membro do partido no distrito do Ribáuè, na província de Nampula, de nome A. José Massaca.

“Foi detido pelas ordens do director do STAE distrital. Está na cadeia civil de Ribáuè e ainda não foi ouvido. Há um processo contra ele. Isto é uma violação porque a detenção de um membro da mesa de votação, por não ter aceite receber ordens ilegais”, disse.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.