Manica: Autoridades recomendam venda consciente de produtos agrícola para evitar fome

Manica: Autoridades recomendam venda consciente de produtos agrícola para evitar fome

O Governo da província de Manica, no centro do País, exorta aos produtores para que sejam mais cautelosos na venda de excedentes durante a campanha de comercialização agrícola, para evitar a ocorrência de bolsas de fome.

A falta de chuva em alguns distritos da província, associada ao fenómeno El Nino, levou à perda de extensas áreas com culturas diversas.

Entretanto, a governadora de Manica, Francisca Tomás, falando durante o lançamento da presente campanha de comercialização agrícola, orientou os camponeses a comercializarem os produtos de forma consciente por forma a evitar a rotura de stock de alimentos nas comunidades.

“Este ano é diferente dos outros. Não tivemos chuva regular e isso comprometeu a nossa produção. Pensamos que os camponeses não devem vender tudo que conseguiram nas suas machambas. Vamos pautar por uma venda a pensar no futuro. Vendam só excedentes”, frisou a governante, citada pela AIM.

Adicionalmente, Francisca Tomás assegurou que nesta campanha de comercialização, o Executivo provincial vai se empenhar na criação de condições de modo que haja uma maior fluidez nas trocas comerciais, mas pensando na reserva alimentar.

“Estaremos atentos a acompanhar todo o processo de comercialização. Isso ajudará a manter a segurança alimentar nas comunidades. Temos de saber o que temos e o que estamos a vender, para evitarmos a ocorrência de bolsas de fome”, vincou.

Nesta campanha, Manica espera colocar nos mercados mais de 1,6 milhões de culturas diversas, contra cerca de 1,5 milhões da campanha de comercialização de 2023, representando um incremento em um 1,5%.

Para o efeito, o sector da agricultura e parceiros prometem entregar 30 toneladas de sementes diversas aos produtores, com destaque para cereais, hortícolas, leguminosas e tubérculos.

A semente vai beneficiar 1.400 produtores dos distritos afectados pelo El Nino. A medida surge através de um plano de intervenção imediata que visa minimizar o impacto do fenómeno.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.