Maior hospital do país vai rever critérios de admissão de pacientes nas urgências

Maior hospital do país vai rever critérios de admissão de pacientes nas urgências

O Hospital Central de Maputo (HCM), a maior unidade hospitalar do país, em parceria com o Ministério da Saúde, cooperação do Japão e do Brasil, está a desenvolver um plano para escrutinar a admissibilidade de pacientes nos Serviços de Urgência e Reanimação.

O HCM atende a uma média de 400 pacientes diariamente, e o propósito de adopção de novos critérios de admissão é reduzir essa adesão de pacientes. Entende-se que há muitos casos admitidos no HCM (90%), mas que, na maioria das vezes, não justificam atendimentos em hospitais de níveis quaternários, ou seja, centrais.

Citado pelo Notícias, o Director do SUR, Dino Lopez, disse que, primeiramente, haverá um trabalho junto das populações para incentivar a ida, em primeira instância, aos centros de saúde próximo das residências ou local de trabalho.

“O projecto só será implementado quando estiver pronto, e enquanto isso não acontece continuaremos a atender todos os pacientes que procuram pelos serviços de urgência no HCM, observando os critérios de triagem”, garantiu.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.