No âmbito do seu programa de educação financeira, o Absa Bank Moçambique tem apostado em iniciativas que visam alavancar a literacia financeira em todo o País.
Neste sentido, em 2021, o banco lançou um guia de literacia financeira, um manual que contém informação sobre as características dos principais produtos e serviços bancários, e a
generalização do conhecimento relativo ao sistema financeiro, e está disponível ao público no website do banco.
No mesmo ano, na 5ª edição do “Absa E-Series” sob o tema “Educação Financeira para um Moçambique Sustentável”, o Absa realizou um importante debate que contou com a presença do Banco Mundial.
Já em 2022, mais de 1760 alunos da 5ª classe foram abrangidos pela Campanha de Educação Financeira promovida em várias escolas a nível nacional. Foram contempladas um total de 34 escolas primárias, em todas as Províncias do País, as quais tiveram a oportunidade de interagir com Colaboradores do Banco e compreender a importância de Poupar para investir no Futuro.
E porque a inclusão é um dos valores fundamentais do Banco, uma das escolas seleccionadas para este projecto foi a Escola de Educação Especial de Maputo, onde a palestra se realizou com recurso à linguagem gestual a uma turma de surdos-mudos, como uma forma inclusiva de comunicação.
Este ano, o Absa procurou desafiar-se, trazendo uma nova abordagem. Recentemente, lançou uma campanha de literacia financeira em línguas nacionais.
Através de radionovelas humorísticas exibidas em 12 línguas nacionais, para além do português, o Banco pretende facilitar a compreensão dos conceitos financeiros, de modo que o objectivo final seja mais facilmente atingido: a inclusão financeira de toda a população moçambicana.
“Esta iniciativa acresce às demais e neste em caso particular, estamos ainda mais entusiasmados porque acreditamos que terá um impacto alargado e muito positivo por ser bastante inclusiva.
Acreditamos que com a percepção de conceitos financeiros, os cidadãos são menos propensos a tomar decisões impulsivas e estão cada mais aptos a fazer escolhas que beneficiem a sua situação financeira a longo prazo”, afirmou a Directora de Marketing e Relações Corporativas, Tânia Oliveira.
De acordo com o Instituto de Comunicação Social, em Moçambique estima-se que 75% da população é informada através de rádios comunitárias.
A campanha, que já está no ar, é exibida em diferentes rádios, desde as nacionais até às comunitárias, garantindo assim a cobertura de todo o território nacional, utilizando as principais línguas nacionais, nomeadamente, Emakhua, Nkinwane, Sena, Elomwe, Nhungwe, Bitonga, Changana, Echuwabo, Ciyaawo, Chimanyka, Chimakonde e Cindau.
Com estas iniciativas, o Absa Bank Moçambique reitera o seu papel activo no fomento de um ecossistema financeiro inclusivo e educativo, contribuindo significativamente para o progresso económico e social sustentável do País.
Esta trajectória do Absa não só sublinha o seu alinhamento com as aspirações de desenvolvimento de Moçambique, mas também estabelece um padrão inspirador para a inclusão financeira a nível global.
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