A empresa Kenmare Resources, de Dublin e Londres, que explora a mina de minerais Moma titanium na costa da província de Nampula, no norte do país, anunciou nesta quarta-feira ter estabelecido um recorde de produção de ilmenite no segundo trimestre deste ano.
Numa declaração, a empresa observou que produziu 41% mais concentrado de minerais pesados em relação ao mesmo período do ano passado onde o maior grau e volume resultou na extracção de 283 000 toneladas de ilmenite – um aumento de 35%.
Os outros dois minerais extraídos da mina também mostraram aumentos em relação ao mesmo trimestre em 2020: a produção de zircões aumentou 28% para 14 900 toneladas e o rutilo aumentou 47% para 2 200 toneladas.
Segundo o director-geral de Kenmare, Michael Carvill, “as condições de mercado para a ilmenite, e as matérias-primas de titânio em geral, permaneceram fortes no segundo trimestre de 2021, com o reforço dos preços trimestre a trimestre. As perspectivas para o zircónio também continuaram a melhorar, com aumentos de preços durante o trimestre e continuando até à data”.
Kenmare revelou também que está a tomar medidas para proteger o seu pessoal e a comunidade local dos efeitos do Covid-19.