Karingani Game Reserve celebra a graduação dos primeiros 23 estudantes formados pela SACT em serviços de hotelaria e turismo

Karingani Game Reserve celebra a graduação dos primeiros 23 estudantes formados pela SACT em serviços de hotelaria e turismo

A 6 de Dezembro de 2024, o South African College for Tourism (SACT), em Graaff-Reinet, África do Sul, acolheu um momento histórico para a conservação e turismo em Moçambique: a cerimónia de graduação dos primeiros 23 jovens moçambicanos, financiados pelos parceiros fundadores da Karingani Game Reserve, o Sr. e Sra. Stephen e Maggie Lansdown.

Este é o culminar de um programa de formação, que durou um ano, em áreas estratégicas como a hotelaria, a conservação e o rastreio de animais, beneficiando jovens das comunidades de Magude e Massingir. O programa permite que estes jovens se candidatem a um emprego a tempo inteiro na Karingani Game Reserve, outros parques, ou na indústria do turismo moçambicana.

A cerimónia contou com a presença das famílias dos alunos, que se deslocaram dos distritos de Massingir e Magude sob patrocínio da Karingani Reserve Game. Também estiveram presentes os Governadores das províncias de Gaza e Maputo, Margarida Mapanzene e Manuel Tule, respectivamente; Ludgero Gêmo, Director da Cultura e Turismo da província de Maputo; Lázaro Manuel Bambamba, Administrador do distrito de Magude; e Esmeralda Mutemba, Administradora do distrito de Massingir.

Investidores e representantes da Karingani Game Reserve, profissionais do turismo e da conservação, representantes da SACT, antigos alunos e líderes regionais e internacionais de renome no domínio da conservação, incluindo o empresário e filantropo da conservação Johan Rupert, juntaram-se para celebrar este importante feito.

O programa permite que estes jovens se candidatem a um emprego a tempo inteiro na Karingani Game Reserve, outros parques, ou na indústria do turismo moçambicana.

O programa fortalece o compromisso da Karingani Game Reserve em capacitar a juventude local e criar oportunidades para posicionar Moçambique como um destino turístico de elevado valor. Esta iniciativa alinha-se com as políticas do Governo de Moçambique em matérias de formação, capacitação e desenvolvimento do turismo e conservação ambiental. As competências dos graduados em hotelaria e rastreio da vida selvagem (animal) respondem às exigências de uma indústria centrada na excelência, atraindo marcas internacionais de topo em hotelaria e turismo.

De acordo com Mateus Mutemba, Director Executivo da Karingani Game Reserve, “Esta graduação marca o início de uma era transformadora para os sectores do turismo e conservação em Moçambique. Ao investir na formação de jovens locais numa região com um potencial significativo para o turismo baseado na vida selvagem, um potencial inexplorado e um ponto outrora de acesso para actividades ilegais da vida selvagem, inclusive envolvendo a juventude, lança-se bases para um ecoturismo sustentável que se alinha com as políticas nacionais de desenvolvimento do turismo e conservação. Estes jovens representam o futuro do nosso país neste sector e são um testemunho do poder transformador da educação nas nossas comunidades. A Karingani continuará a apoiar estes graduados, assegurando a sua integração no mercado de trabalho e maximizando o impacto desta iniciativa”.

Todos os graduados deste grupo serão alocados a Karingani Game Reserve, ao Parque Nacional da Gorongosa e ao Drostdy Hotel na África do Sul”, acrescentou Mutemba.

O Governador da Província de Maputo, Manuel Tule, aproveitou a ocasião para expressar o seu agradecimento aos parceiros do Karingani Game Reserve e à South Africa College for Tourism (SACT) pelo apoio dado ao processo de formação dos 23 jovens: “Este acto é uma demonstração lúcida do compromisso assertivo na elevação da qualidade do capital humano, para a gestão turística que conta com um efectivo laboral cumulativo de 19.932 técnicos, e para a gestão das áreas de conservação da vida selvagem, dando mais ímpeto na resposta ao conflito homem-fauna bravia, nosso desafio mais premente nas comunidades”. O governante frisou que “este acto é uma oportunidade ímpar para reforçar o potencial e a oferta de serviços e produtos turísticos de qualidade”.

Por seu turno, a Governadora da Província de Gaza, Margarida Mapandzene Chongo, destacou a relevância da iniciativa : “Os jovens graduados constituem um enorme alívio para as comunidades de proveniência, de forma particular, pois é importante que estas sintam em primeira linha as vantagens da implantação de empreendimentos desta natureza no seu meio. Com a formação destes quadros, que confiamos ser de qualidade de gabarito internacional, acreditamos que saímos a ganhar em termos de prestação de serviços do setor do turismo e, o mais importante, na garantia do poder económico na medida em que asseguramos mais postos de trabalho para os nossos jovens“.

A parceria com a SACT proporcionou uma plataforma para o desenvolvimento de competências e a inclusão social, garantindo que os licenciados emerjam como líderes na prestação de serviços de alta qualidade em comida e bebidas, operações de recepção de visitantes, artes culinárias e gestão de alojamento, bem como no rastreio da vida selvagem. Estes profissionais jovens estão agora equipados para trabalhar como guias turísticos, monitores da vida selvagem, agentes de combate à caça furtiva e profissionais de educação ambiental. Este investimento estratégico posiciona Moçambique para competir globalmente no turismo, promovendo simultaneamente a conservação ambiental e o crescimento económico.

Deolinda Ngovene, uma das graduadas, disse: “Esta iniciativa é louvável porque proporcionou um ano de aprendizagem ao lado de pessoas que falam uma língua diferente. Inicialmente, a aprendizagem foi muito difícil devido à barreira da língua inglesa. Agora, somos fluentes em inglês e estamos prontos para entrar no mercado de trabalho. À Karingani Game Reserve, quero expressar os meus sinceros agradecimentos por esta oportunidade. Vou levar a Moçambique muitos conhecimentos”.

Aldo Valói, formado em rastreio da vida selvagem, partilhou a sua experiência: “Aprendi muito sobre a vida selvagem e os animais, o que foi fundamental para mim, pois não sabia nada sobre a área. Adquiri conhecimentos essenciais sobre o comportamento dos animais e os seus nomes. Esta experiência também me fez conhecer uma nova cultura. Planeio aplicar as minhas competências em Moçambique para educar e sensibilizar para a preservação da vida selvagem”.

A Karingani Game Reserve reafirma o seu compromisso com o desenvolvimento sustentável e vai continuar a liderar iniciativas que promovam as comunidades locais, posicionando o país como uma referência em turismo de alta qualidade. A prova deste compromisso é a selecção de um segundo grupo de 23 estudantes das comunidades que iniciarão a sua formação na SACT em Janeiro de 2025.

No momento mais simbólico do evento, a entrega dos diplomas, os Governadores das Províncias de Maputo e Gaza foram convidados a subir ao palco para colocar as faixas de graduação nos graduados enquanto estes recebiam também os seus diplomas. Foram igualmente entregues aos estudantes que se destacaram os prémios Gregório Raymo, para os quatro melhores estudantes de hotelaria do ano, o Prémio de Melhor Estudante de Artes Culinárias e o Prémio de Melhor Estudante de Curso de Rastreio. O moçambicano Abednigno Ananias Mongoé recebeu o Prémio Hiena como o melhor aluno do Curso de Rastreio da Vida Selvagem, enquanto a moçambicana Rute Francisco Mongoé foi reconhecida com o Prémio Académico do Departamento de Bem-Estar como melhor aluna de 2024 em manicure, pedicure e depilação.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.