Instaurados 651 processos em consequência das manifestações pós-eleitorais

Instaurados 651 processos em consequência das manifestações pós-eleitorais

O Ministério Público instaurou 651 processos no em decorrência das manifestações pós-eleitorais, que culminaram com a morte de centenas de civis e mais de 10 agentes da polícia.

“Enquanto Ministério Público, em observância aos princípios que regem a nossa actuação, continuaremos a desenvolver acções, com vista à responsabilização criminal, civil, e outras que couberem, a todos quanto directa ou indirectamente, pelas diversas formas de participação criminal, têm estado a infringir a lei. Pelo que, julgamos oportuno partilhar que, decorrente das manifestações violentas que vivemos, foram instaurados, até ao momento, em todo o país 651 processos, entre criminais e cíveis” disse o Procurador-Geral da República.

 De acordo com Américo Letela, o MP vai trabalhar para assegurar o esclarecimento de todos os casos que resultaram em mortes, ofensas corporais ou destruição de património público ou privado, no período das manifestações.

“Com o mesmo propósito, na sequência das evasões em alguns estabelecimentos penitenciários e que resultaram na morte de alguns reclusos, foram, até então, instaurados oito processos de investigação, que ainda correm seus termos” disseram.

Letela falava hoje em Maputo, na abertura do Ano Judicial 2025, celebrado sob o lema: “50 Anos Construindo o Poder Judicial: Nova Era, Novos Desafios”.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.