Inhambane: Central Térmica de Temane vai entrar em funcionamento este ano

Inhambane: Central Térmica de Temane vai entrar em funcionamento este ano

A Central Térmica de Temane (CTT), um projecto que vai produzir 450 Megawatts de energia eléctrica, orçado em 650 milhões de dólares, vai entrar em funcionamento este ano, de acordo com o plano do projecto e as perspectivas do Governo.

A CTT será a primeira central à gás desta dimensão, construída no País após a independência, que vai produzir energia limpa, factor importante particularmente numa fase em que Moçambique está a definir as linhas orientadoras da sua Estratégia de Transição Energética.

Uma publicação da AIM refere que a construção do empreendimento que iniciou em Março de 2022, decorre conforme planeado, prevendo-se que o arranque das operações não sofra alterações, uma vez que, actualmente a execução  encontra-se acima de 60%, tornando cada vez mais perto o plano produção de energia através do gás natural dos depósitos de Pande, Temane e Inhassoro, para viabilizar a geração de energia que vai alimentar o País e exportar para a região.

Assim, espera-se que este projecto aumente cerca de 16% da capacidade instalada de produção de energia no País, contribuindo para resposta à demanda de cerca de 1,5 milhões de famílias, no âmbito do Programa de Acesso Universal à Energia, até 2030.

“A iniciativa enquadra-se na política do Governo que adoptou como prioridade impulsionar o desenvolvimento industrial através da utilização de gás natural, criando um quadro legal atraente para os investidores”, lê-se na mesma publicação.

No último trimestre de 2023,  o ministro dos Recursos Minerais e Energia, Carlos Zacarias, disse que a construção da maior central eléctrica a gás no País estava quase pronta, avançando a expectativa de a infra-estrutura entrar em funcionamento este ano (2024).

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.