IMOPETRO lança concurso para eleger um novo importador de combustível

IMOPETRO lança concurso para eleger um novo importador de combustível

A Importadora Moçambicana de Petróleos (IMOPETRO) lançou um concurso público para a contratação de um novo fornecedor de combustíveis, que deverá garantir os refinados de crude para três meses, entre Setembro e Novembro deste ano.

Actualmente, Moçambique conta com reservas de combustível até o mês de Agosto, e para os três meses seguintes a IMOPETRO calcula que se deva importar mais 575 mil toneladas métricas de combustível, suficientes para satisfazer as necessidades do país.

A abertura de propostas para a pré-qualificação das empresas, que depois vão passar por avaliação técnica e financeira, deve ocorrer ainda esta semana.

“O critério de selecção da próxima entidade responsável pela importação de combustível será o melhor preço, a segurança e fiabilidade”, disse o Director-geral da IMOPETRO, João Macandja.

“Pretendemos importar 150 mil toneladas de gasolina, 400 mil de gasóleo e 25 mil de gás e estes produtos petrolíferos refinados vão ser distribuídos a partir dos portos de Maputo, Beira, Nacala e Pemba”, disse.

Segundo Macandja, o concurso é regido pelos procedimentos e regras internacionais similares aos especificados nas directrizes do Banco Mundial, designadamente Procurement Under BRD Loans and IDA Credits.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.