A Hidroeléctrica de Cahora Bassa (HCB), anunciou, hoje, a concretização do objectivo traçado para este ano, ao alcançar, na terça-feira, a meta anual de produção hidro-energia fixada em 14.125,53 GWh.
A albufeira armazenou cerca de 97% de água na sua capacidade útil, o que se traduziu em quantidade hídrica suficiente para a produção de energia em 2021, graças às condições meteorológicas.
A HCB passou a ter uma margem de tempo para até ao fim-de-ano, o prazo fixado para a concretização desse objectivo, ultrapassar a meta planificada.
“A se manterem todas as condições, estão abertos os caminhos para que a 31 de Dezembro de 2021, a produção planificada seja ultrapassada em pouco mais de 6%”, previu a Presidente do Conselho de Administração da HCB, Boavinda Muhambe, citada num comunicado enviado à nossa redacção.
De acordo com o documento, a instituição poderá, desse modo, arrecadar mais valias, direccionar mais receitas para o Estado e contribuir significativamente para a economia nacional.
A empresa assegura que está criada a capacidade de encaixa da barragem para a época chuvosa 2021/22. “Neste momento a cota da albufeira de Cahora Bassa situa-se na ordem dos 320m”.