O guitarrista moçambicano, Valter Mabas lança o seu primeiro álbum intitulado “Blue Windows”, no princípio da noite desta sexta-feira, no Centro Cultural Franco Moçambicano (CCFM), na cidade de Maputo.
Segundo uma nota publicada em uma das páginas do CCFM nas redes sociais, “Blue Window (janela azul)” simboliza uma mensagem de esperança para toda a humanidade. Trata-se do primeiro álbum de Valter Mabas, que abrange a música popular moçambicana, incorporando elementos de Jazz e Blues, e foi registado no período entre 2013 e 2020.
“Blue Window” é um CD composto por 12 faixas, e pretende dar continuidade à divulgação do estilo afro-jazz e blues, para trazer uma mensagem de esperança à humanidade, pois face aos vários problemas do mundo há sempre uma ‘janela azul’.
O disco resulta de uma experiência musical adquirida ao longo de quase duas décadas de carreira. Mabas participou de diversos festivais nacionais e internacionais como o JazzThon, em Cape Town, na África do Sul.
Colaborou com a Orquestra de Jazz de Algarve em Portugal (2007), participou em várias edições do Festival Moments of Jazz, Festival Sauti sa Busara, Zanzibar e Festival Sakifo, Ilha da Reunião, acompanhando Isabel Novela (2014 e 2015), Taipei International Jazz Festival, Taiwan, com Dua Maciel e Orlando Venhereque (2016), várias edições do Festival Azgo, destacando o acompanhamento da cantora Cabo-verdiana Lura (2016).
Participou nos álbuns de diversos artistas moçambicanos de projecção internacional destacando: Ivan Mazuze (Nzuti), Stewart Sukhuma (Boleia Africana), OTIS (In the house), Tanselle (African Spell), Alpha Thulana (Send Me) e Frank Paco (New Horizons).
No âmbito da parceria com o Centro Cultural Franco-Moçambicano participou e colaborou na direcção artística de concertos de artistas internacionais como Elida Almeida, Cabo Verde (2015 e 2021), Sia Tolno, Guiné-Conacri (2016), Aline Frazão, Angola (2016), Lura, Cabo Verde (2016), Homenagem a Cesária Évora, com Lucibela e Nancy Vieira (Cabo Verde), Xixel Langa e Rodhália Silvestre (Moçambique) (2016), Teófilo Chantre, Cabo Verde (2018) e Sandra St. Victor, USA (2019).
Recentemente, foi galardoado com o prémio de “Melhor musica” do concurso Ngoma Moçambique 2021 com “Cherry”, um tema que integra o álbum “Blue Window”.