Governo que mais municípios serão criados para autárquicas de 2023

Governo que mais municípios serão criados para autárquicas de 2023

Novos municípios, em número ainda por determinar, deverão ser criados no país, num prazo antes da realização das sextas eleições autárquicas, previstas para o dia 11 de Outubro de 2023.

A garantia foi dada na última quinta-feira, em Maputo, pela Ministra da Administração Estatal e Função Pública (MAEFP), Ana Comoane, para quem existem condições para a criação de novas autarquias.

Falando na abertura do VIII Conselho Coordenador do MAEFP, Ana Comoane afirmou que este processo já tem o aval do Governo que, aliás, encoraja a realização de um estudo profundo sobre a matéria, o qual deverá culminar com a apresentação de propostas concretas.

Sem especificar os territórios que poderão ser transformados em unidades administrativas com autarquias locais, a ministra afirmou que já existem propostas, mas que só poderão ser avançadas depois de concluída a sua avaliação.

“Há um estudo preliminar em que as províncias foram ouvidas e apresentaram as suas propostas, mas depois é preciso avaliar os indicadores que determinam se, efectivamente, esses territórios podem ou não ser elevados a municípios”, disse Ana Comoane citada pelo jornal Notícias.

Sobre a possibilidade da conclusão deste processo, antes da data da realização das VI eleições autárquicas, a dirigente governamental afirmou que tudo está a ser feito para que, ainda este ano, a proposta aprovada pelo Governo seja submetida à Assembleia da República para aprovação.

“O recenseamento eleitoral só será no primeiro trimestre do próximo ano, de acordo com o calendário eleitoral, o que significa que não estamos atrasados. A nível das províncias e dos distritos as comissões eleitorais foram criadas sim, mas é para a sua preparação e não haverá problema algum se o Governo decidir criar um município num distrito onde estes órgãos eleitorais já foram instalados”, garantiu a ministra.

Actualmente o país conta com um total de 53 municípios, criados ao abrigo da Lei n.º 6/2018, que altera a Lei n.° 2/97, de 18 de Fevereiro, que estabelece o quadro jurídico- -legal para a implantação das autarquias locais.

Sobre o VIII Conselho Coordenador do MAEFP, que termina hoje, Ana Comoana afirmou que pretende-se avaliar o desempenho do sector na implementação do Plano Quinquenal do Governo 2020-2024 e a execução do Plano Económico e Social e Orçamento até ao primeiro semestre de 2022. O evento, que decorre sob o lema “Pela Reforma e Modernização da Administração Pública ao Serviço do Cidadão”, vai ainda avaliar o processo de descentralização do país.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.