Governo falha a divulgação das conclusões do inquérito sobre a estátua de Eduardo Mondlane

Governo falha a divulgação das conclusões do inquérito sobre a estátua de Eduardo Mondlane

O Governo ainda não divulgou as conclusões do inquérito para apurar possíveis incongruências sobre a estátua de Eduardo Mondlane e diz que se deveu a dificuldades de mobilidade provocadas pelas manifestações pós-eleitorais.

Os resultados do relatório deveriam ter sido divulgados até meados de Dezembro último. “Houve um atraso na conclusão da avaliação técnica. Contudo, esse trabalho de perícia continua em andamento e, em momento oportuno, o seu conteúdo será tornado público”, refere o documento citado pela Carta de Moçambique, lembrando que o Governo cessa funções no próximo dia 15.

A nova estátua de Eduardo Mondlane foi inaugurada a 25 de Setembro do ano passado, no quadro das celebrações do Dia das Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM), pelo Presidente da República, mas não conseguiu reunir consenso a nível da sociedade moçambicana, facto que obrigou o Governo a criar uma equipa técnica para averiguar as falhas da obra.

A nova estátua de Eduardo Mondlane, erguida no início da avenida com o mesmo nome, no bairro do Alto-Maé, na cidade de Maputo, começou a ser motivo de chacota nas redes sociais após a sua inauguração.

Entre as várias opiniões expressas nas diferentes plataformas digitais, os cidadãos exigem que a estátua seja removida daquele local, alegando que ela não reflecte a real imagem de Eduardo Mondlane e, por essa via, pedem o retorno da antiga, que, segundo eles, possuía mais semelhança.

 

(Foto DR)

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.