O Governo e parceiros de cooperação disponibilizaram, na sexta-feira, cerca de 18,4 milhões de euros para viabilizar o Programa Nacional de Gestão Sustentável de Resíduos em Moçambique.
A iniciativa visa a construção de aterros sanitários, instalação de compostagem de resíduos, entre outra. Na primeira fase de implementação vai abranger os municípios de Nampula, Nacala (ambos na província de Nampula) e Pemba, na província de Cabo Delgado.
Esta é uma resposta governativa aos desafios impostos pela urbanização do país, incluindo o rápido aumento da população urbana, considerou o secretário de Estado da Terra e Ambiente, Gustavo Dgedge, que dirigiu o lançamento da iniciativa
Os municípios beneficiários foram seleccionados com base em critérios técnicos relacionados com a sua relativa prontidão para a criação de infra-estruturas de tratamento de resíduos.
No valor global do projecto, o Governo deverá contribuir com 700 milhões de meticais para a construção da infra-estrutura e utilizará as receitas do próximo Imposto Ambiental sobre Embalagens (TAE).
“Espera-se que do projecto resultem cerca de 88.000 tCO2e de reduções de emissões directas e 55.000 tCO2e de reduções de emissões indirectas no período de implementação”, disse, citado pelo Notícias.
Deixe uma resposta