O Presidente da República, Filipe Nyusi, considera que a existência de corredores de desenvolvimento com as respectivas infra-estruturas, bem como as facilidades de inserção de Moçambique no vasto mercado da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC), fazem com que o nosso país continue atractivo, tanto para os investidores estrangeiros, como nacionais.
Esta convicção do Chefe do Estado foi manifestada na sexta-feira, no Parque Industrial de Beluluane, na província de Maputo, na inauguração de uma unidade fabril denominada “Beleza Moçambique”.
A fábrica ora inaugurada representa um investimento de cerca de 12,5 milhões de dólares feitos pela empresa multinacional indiana Godrej, vocacionada para a produção de cabelos sintéticos, mechas, crochês, tissagens e perucas.
Na ocasião, o Presidente Filipe Nyusi afirmou tratar-se de uma iniciativa empresarial que se alinha com o Programa Industrializar Moçambique, que tem como um dos pilares a materialização de projectos que permitem a substituição de importações e a promoção da competitividade das exportações do país.
“Este é um investimento que demonstra a confiança e as condições existentes no país para atrair homens de negócios e um dos impactos imediatos desta fábrica é a criação de perto de três mil postos de emprego, 80% dos quais ocupados por mulheres, de entre elas chefes de família”, afirmou.
O Chefe do Estado desafiou os gestores da empresa a serem competitivos nos mercados interno e externo, através de fidelização dos clientes, acompanhando a tendência de moda para inovar.
“O desafio desta fábrica reside agora no aumento da produção, procurando acompanhar a dinâmica demográfica suscitada pelo crescimento da população. Pretendemos, agora, ver poucas das nossas irmãs a viajarem para Índia, China, Brasil para ir comprar cabelo”, frisou o Chefe do Estado.