Gaza prevê recensear 305 mil eleitores “fantasmas”

Gaza prevê recensear 305 mil eleitores “fantasmas”

Parece que novela se vai repetir. O INE prevê o recenseamento de 517 mil potenciais eleitores, mas, o STAE de Gaza está a projectar recensear 822 mil.

Mais uma vez o STAE de Gaza não está a usar as previsões emitidas pelo Instituto Nacional de Estatísticas (INE), mas as suas próprias projecções usadas nas eleições de 2019. A oposição em Gaza queixa-se de não estar a ter acesso aos números de eleitores inscritos em Gaza por semana.

O director provincial adjunto do STAE, Jorge Machai, indicado pela Renamo, afirma que há muita resistência em partilhar informações sobre o recenseamento eleitoral em Gaza.

O boletim CIP Eleições contactou o director provincial do STAE de Gaza, Mário Cossane, com vista a explicar as razões por que se estão a usar projecções diferentes das emitidas pelo INE, mas ele negou pronunciar-se alegando que, primeiro, estava fora com a família; segundo, não conhecia quem o estava a ligar; terceiro, não dava entrevistas ao telefone. A seguir desligou o telefone.

Os dados mais recentes (até 10 de Maio) mostram que a província de Gaza já registou 265.996 eleitores, o que representa 51.4% de eleitores reais recenseados. Mas, se se usarem as projecções do STAE provincial, até dia 10 de Maio a província de Gaza registou apenas 32.3%.

De acordo com as projecções do STAE provincial, a província de Gaza espera recensear 305.089 eleitores, número acima das previsões do INE. Os distritos de Bilene e de Massingir, com menor densidade populacional, são os únicos em que se irão usar as projecções do INE. Os maiores círculos eleitorais de Gaza usarão as projecções do STAE.

Os dados do STAE mostram que o distrito de Chókwè, o maior círculo eleitoral de Gaza, é que possui maior número de potenciais eleitores “fantasmas”: mais de 116 mil.

Segue-se Chibuto, o segundo maior círculo eleitoral, com 64 mil. XaiXai e Manjacaze projectam recensear 64 mil e 58 mil eleitores “fantasmas”, respectivamente. (CIP Eleições)

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.