A falta de moeda estrangeira no mercado moçambicano já se faz sentir em alguns sectores, como o dos transportes. No caso, duas gasolineiras já se pronunciaram sobre as dificuldades e alertaram para um cenário possível de escassez de combustíveis e subida de preços.
As gasolineiras dizem que a falta de moeda estrangeira nos bancos comerciais afectou impactou as importações, o que pode resultar em ajustes temporários dos fornecimentos aos clientes.
Por exemplo, em comunicado a que tivemos acesso, a Puma Energy referiu que para contornar a situação, decorrem contactos com as partes interessadas, incluindo bancos e o Governo.
“Caso não haja um avanço significativo, nos próximos três dias úteis, será inevitável uma reavaliação das nossas operações, incluindo o volume de vendas”, lê-se.
Um documento da Vivo Energy, citado pela STV, refere que a Engen deixou de fornecer combustível a alguns clientes, tendo recomendado a sua aquisição a outros fornecedores.
Há dois anos o Banco de Moçambique deixou de comparticipar com 50% na importação de combustíveis líquidos.
A Autoridade Reguladora de Energia diz estar a avaliar os possíveis impactos da escassez de moeda estrangeira em Moçambique.
Deixe uma resposta