Gás russo: A partir de amanhã Europa passa a pagar em rublos

Gás russo: A partir de amanhã Europa passa a pagar em rublos

Uma notícia avançada pela agência Reuters dá conta de que o Presidente russo, Vladimir Putin, assinou esta quinta-feira um decreto a determinar que, a partir de amanhã, dia 01, a Europa terá de pagar o gás russo em rublos (a moeda oficial russa).

A decisão surge como forma de retaliação pelas sanções europeias adotadas por causa da ofensiva russa na Ucrânia.

Segundo a agência noticiosa, os contratos serão interrompidos se esses pagamentos não forem feitos na moeda russa.

“Para comprar gás natural russo, terão de abrir contas em rublos em bancos russos. É a partir dessas contas que os pagamentos pelo gás entregue a partir de amanhã serão feitos”, informou Putin.

“Ninguém nos vende nada de graça, e também não vamos fazer caridade, ou seja, os contratos existentes serão interrompidos”, acrescentou citado pela fonte.

O Kremlin desvalorizou o propósito da medida que obriga os europeus a pagar as contas de gás em rublos, e não em euros, alegando que se trata de uma simples questão de câmbio monetário.

A Rússia fornece cerca de um terço do gás da Europa, mas até agora empresas e governos ocidentais rejeitaram essa exigência de pagamento em rublos como uma violação dos contratos existentes, que são fixados em euros ou dólares.

O gás russo é crucial para a UE, que procura desde o início da ofensiva militar na Ucrânia encontrar formas de obviar esta dependência.

A decisão de passar a faturar em rublos permite à Rússia apoiar a sua moeda nacional, fortemente prejudicada pelas sanções ocidentais, mas irá privar o regime russo de uma fonte muito importante de divisas.

De referir que a invasão russa da Ucrânia foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e a imposição à Rússia de sanções que atingem praticamente todos os setores, da banca ao desporto.

Partilhar este artigo