A Fundação SPROWT lançou a sua primeira exposição intitulada “Genderful Society Exhibition (Exposição da Sociedade de Género, português ‘livre’)”, esta terça-feira, no Indy Village, em Maputo, a fim de sensibilizar a sociedade moçambicana sobre as questões de género, diversidade e inclusão, através da cultura.
Esse esforço de sensibilização da Fundação SPROWT está alinhado aos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas, sendo que o quinto objectivo é o que se debruça sobre igualdade de género.
“Hoje marca o lançamento do nosso primeiro evento. Estamos entusiasmados em apresentar uma exposição sobre diversidade, equidade e inclusão”, é o que se pode ler no facebook.
Um comunicado de imprensa refere que “‘Genderful’ (Género) é o conceito escolhido para definir positivamente a singularidade da identidade de cada pessoa e incluindo todas as formas de auto-expressão”.
A exposição estará patente até o próximo dia 11, contará com a realização de quatro webinars, nomeadamente: Ethics in Leadership; Women in Leadership; Diversity & Inclusion in Corporates e Gender Neutrality in Fashion.
Nesse período vai também ter lugar o maior evento de moda no país, o Mozambique Fashion Week (MFW 2021), que já vai na sua 17ª edição.
O MFW 2021 vai ver desfilar na sua passarela modelos de vestuário de 78 estilistas, dos quais nove internacionais da África do Sul, Angola e Japão, e ainda 23 marcas e 46 young designers. Segundo a organização, os números alcançados para esta edição do MFW superam os das edições anteriores.
Além das competições habituais, o MFW 2021 conta com o Challenge Vodacom, que vai premiar a melhor colecção inspirada no tema “Inclusão e Diversidade”, e um prémio da INATUR, que vai agraciar o melhor look derivado da sua capulana.
A “Genderful Society Exhibition” estará aberta das 12 às 21H30, entre os dias 7 a 11 de Dezembro, no entanto, no dia 10, as portas encerram as 15 horas.
A primeira edição da exibição “Genderful Society Exhibition” foi organizada ela Fundação SPROWT, por meio da Pioneer Network Leadership for Women in Africa, em parceria com Mozambique Fashion Week.