A tempestade tropical moderada ‘Filipo’ poderá evoluir para tempestade tropical severa nos próximos momentos e avassalar as províncias de Maputo e Gaza, ao cair da tarde de hoje.
O alerta é lançado pelo Centro Nacional Operativo de Emergência (CENOE), indicando que em Maputo poderão ser afectados os distritos de Manhiça, Marracuene, Boane, Magude, Matutuine, Moamba e Matola; e, em Gaza, os distritos de Chicualacuala, Mapai, Mabalane, Chigubo, Massingir, Chókwè, Guijá, Chingoene, Bilene, Limpopo, Mandlakazi e cidade de Xai-Xai.
Poderão ocorrer ainda ventos fortes com trovoadas e chuvas acima de 100 milímetros em 24 horas.
Um documento do CENOE a que tivemos acesso alerta igualmente para a possibilidade de ocorrência de inundações nas zonas baixas do rio Limpopo, Incomati, cidades de Maputo e Matola, bacias costeiras de Inhambane, bem como erosões na cidade de Maxixe.
A tempestade entrou para o continente hoje, por volta das 05 horas, através do distrito de Funhalouro na província de Inhambane. Em Vilankulo já destruiu residências e provocou a queda de postes de iluminação.
“Confirmamos um rastro de destruição um pouco pelo distrito de Vilankulo e pela cidade caracterizado pela queda de árvores e cobertura de algumas infraestruturas públicas e privadas”, disse o Administrador de Vilankulo, Edmundo Galiza Matos Jr., citado pela STV.
Deixe uma resposta