Filipe Nyusi convida empresários dos Emirados Árabes Unidos a investir no porto de Nacala

Filipe Nyusi convida empresários dos Emirados Árabes Unidos a investir no porto de Nacala

O Presidente da República, Filipe Nyusi, desafia a DP World, uma das accionistas do Porto de Maputo, a alargar os seus investimentos ao Porto de Nacala, na província nortenha de Nampula.

A DP World of Dubai faz parte do consórcio Maputo Port Development Company (MPDC) que detém o arrendamento do Porto de Maputo até 2033. Também inclui a Grindrod da África do Sul, a empresa privada moçambicana Moçambique Gestores, e os CFM.

O presidente fez o desafio nesta terça-feira (25) durante uma visita ao Porto de Dubai, no terceiro e último dia de sua estadia oficial nos Emirados Árabes Unidos, a convite do seu homólogo, Sheik Muhammad bin Zayed Al-Nahyan.

“Nacala está perto dos mercados mundiais. É um porto de águas profundas, sobretudo agora que o governo acaba de concluir a sua reabilitação e modernização”, disse Filipe Nyusi, citado pela Agência de Informação de Moçambique (AIM).

Segundo Nyusi, a empresa DP World é um parceiro vital para o desenvolvimento do Porto de Maputo, uma infra-estrutura que nos últimos anos se tornou mais competitiva.

“Gostaria de expressar a nossa gratidão pelo trabalho que tem feito no Porto de Maputo, que é um trabalho exemplar. Contribuíram para tornar o Porto de Maputo mais competitivo num momento de grandes desafios”, disse o Presidente, incentivando o Porto do Dubai a transmitir a sua experiência e know-how aos portos moçambicanos.

“Gostaria de incentivá-los a continuar nessa linha, levando em conta a sua conectividade com o sector rodoviário, ferroviário e aéreo”, disse.

“Vocês são a nossa inspiração porque, tecnologicamente, o Porto de Dubai é muito avançado, capaz e moderno. Isso é fundamental para Moçambique, que é um país portuário”, acrescentou. Por seu lado, os empresários dos Emirados manifestaram a vontade de expandir a capacidade de movimentação de carga no Porto de Maputo.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.