O fundador e presidente do Facebook, Mark Zuckerberg, anunciou, esta quinta-feira, que a sua empresa deixa, desde então, de utilizar o antigo nome corporativo para passar a designar-se “Meta”. A ideia do CEO é diferenciar a empresa-mãe de todas as suas redes sociais e aplicações e “englobar a visão de realidade virtual para o futuro” – que ele próprio designa “metaverso”.
Entretanto, Zuckerberg explicou essa mudança não se aplica às suas plataformas individuais, como Facebook, Instagram e Whatsapp, e que seria melhor “englobar” o que faz, pois amplia seu alcance além da mídia social para áreas como realidade virtual (RV).
Mark Zuckerberg descreve o metaverso como um “ambiente virtual” no qual as pessoas podem entrar, conectar-se de um modo mais realístico com o que se passa por detrás de um ecrã, em vez de somente olhar para ele, entre outras funcionalidades que já se conhecem.
“Com o tempo, espero que sejamos vistos como uma empresa ‘metaversa’ e quero engajar o nosso trabalho e nossa identidade no que estamos a construir”, disse Zuckerberg durante uma conferência virtual.
A empresa também revelou u novo logotipo – o sinal de infinito na cor azul – na sua sede em Menlo Park, Califórnia, que substituiu o famoso “Like” – o desenho de uma mão fechada com o polegar para cima.
Ao anunciar o novo nome, a empresa também disse que mudará seu código de acções de FB para MVRS, a partir de 1 de Dezembro.