ExxonMobil disponibiliza USD 75 mil em apoio aos deslocados em Cabo Delgado

A ExxonMobil anunciou, esta quinta-feira, a doação de cerca de 18 toneladas de produtos alimentares e de higiene, que correspondem a 75 mil dólares, às pessoas deslocadas vítimas de acções terroristas na província de Cabo Delgado.

De acordo com o Director-geral da ExxonMobil em Moçambique, Jos Evens, a “segurança alimentar, saúde pessoal e restauração de meios de subsistência são as preocupações principais que afligem a comunidade dos deslocados internos”.

No comunicado enviado a comunicação social, Jos Evens reiterou que a sua instituição vai continuar a cooperar com os responsáveis locais, bem como com seus parceiros para continuar a garantir apoios as comunidades afectadas pelo terrorismo.

 A doação da petrolífera norte-americana compunha-se de vários produtos, entre eles óleo, arroz, sardinha, chá, açúcar e produtos de higiene que deverá beneficiar cerca de 1.200 pessoas que fugiram dos seus distritos.

Por parte do Estado moçambicano, coube ao Instituto Nacional de Gestão e Redução do Risco de Desastres (INGD) receber os donativos, reconhecendo que “são cruciais para a resposta humanitária do Governo aos deslocados”.

A ExxonMobil lidera, com a italiana Eni, o consórcio que vai explorar gás natural na Área 4 da bacia do Rovuma, ao largo da costa de Cabo Delgado.

Grupos armados aterrorizam a província de Cabo Delgado desde 201 e já causaram mais de 3.100 mortes. O Estado Islâmico reclama algumas dessas incursões terroristas.

Partilhar este artigo