Exxon Mobil supera lucros das maiores petrolíferas ocidentais em 2022

A Exxon Mobil revelou, esta terça-feira, que alcançou um resultado líquido de 56 mil milhões de dólares em 2022, arrecadando cerca de 6,3 milhões de dólares por hora no ano passado.

A Exxon Mobil disse que bateu o seu próprio recorde, bem como registou e o máximo histórico na indústria petrolífera ocidental.

Os resultados da Exxon excederam largamente os então recordes de lucros líquidos de 45,2 mil milhões de dólares que apresentou em 2008, quando o petróleo atingiu 122 dólares por barril, 30% acima do preço médio do ano passado. Os cortes profundos de custos durante a pandemia ajudaram a cobrar uma sobretaxa nos lucros do ano passado.

“Os ganhos globais e o fluxo de caixa aumentaram significativamente a cada ano, e isto resultou de uma combinação de mercados fortes, forte rendimento, forte produção, e um controlo de custos realmente bom”, disse a Directora Financeira da Exxon, Kathryn Mikells, citada pela Reuters.

A Exxon Mobil disse ter sofrido um prejuízo de 1,3 mil milhões de dólares nos seus ganhos do quarto trimestre, provenientes de um imposto sobre os ganhos inesperados da União Europeia (UE) que começou no último trimestre de insuficiências de activos. A empresa está a processar a UE, argumentando que a taxa excede a sua autoridade legal.

Excluindo os encargos, o lucro para o ano inteiro foi de 59,1 mil milhões de dólares. A produção aumentou em cerca de 100.000 barris de petróleo e gás por dia há mais de um ano, para 3,8 milhões de bpd.

Espera-se que as grandes empresas petrolíferas batam os seus próprios recordes anuais de preços elevados e de aumento da procura, impulsionando a sua produção combinada para perto de 200 mil milhões de dólares.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.