Especialista português antevê um golpe de estado militar em Moçambique

Especialista português antevê um golpe de estado militar em Moçambique

Os militares moçambicanos ou a polícia de intervenção poderão realizar um Golpe de Estado, no âmbito das manifestações em curso em Moçambique, segundo Fernando Jorge Cardoso.

Esses grupos armados poderão chegar à conclusão de “pedir o favor de o sr. Nyusi se retirar, tomam o poder e anuncia o que quiserem anunciar” antevê o especialista português para assuntos africanos,

Cardoso disse, em entrevista à RTP, que do seu ponto de vista existem ainda outros dois cenários de saída para a crise sócio-política no país.

“Nyusi pode ter quem o aconselhe a fazer uma declaração de retirada e passar o poder para quem deve passar, no caso, o parlamento que poderá convocar os partidos para formar um governo de unidade nacional. Ou se pode declarar que essas eleições não são válidas. A terceira hipótese é nada disto acontecer e descambarem movimentos de massa, em cidades, durante muito tempo nas ruas, e vandalizações” disse.

O também professor universitário considerou arriscada a presença do candidato presidencial Venâncio Mondlane na marcha sobre Maputo, esta quinta-feira.

“O desaparecimento físico de Venâncio Mondlane levaria a que o movimento inorgânico perdesse o seu líder. Será de melhor bom-senso que Venâncio Mondlane tenha muito bem claramente isso. Os esquadrões da morte, em Maputo há cerca de 12 anos já mostraram que não têm dificuldades em eliminar obstáculos que se lhes ponham à frente” notou.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.