EN1 Reabilitação do troço Quelimane-Nicoadala-Namacurra realizada a 90%

EN1 Reabilitação do troço Quelimane-Nicoadala-Namacurra realizada a 90%

As obras de reabilitação e ampliação do troço Quelimane-Nicoadala-Namacurra, na Estrada Nacional Número 1 e 10 (N1/N10), na província da Zambézia, alcançaram um progresso de cerca de 93.56%.

Com uma extensão de 70 quilómetros, o troço é vital para a dinamização da economia da região e do país no geral.

Esta obra, orçada em cerca de 3,3 milhões de meticais, responde aos padrões de resiliência contra os eventos climáticos que, nos últimos anos, têm assolado o país.

No projecto, cerca de 61 km de estrada receberam intervenções, incluindo preparação do leito, camadas estabilizadas com cimento e revestimento de betume. As principais actividades incluem a execução da sub-base, base de pedra britada e selagem de superfície com cerca 93% de avanço.

As obras contemplam melhorias em 6,86 km adicionais, com intervenções em áreas urbanas de Quelimane e Nicoadala, além da elevação de um troço susceptível a inundações em 0,6 km, que já foi concluído.

O projecto inclui a construção e reabilitação de nove pontes: a ponte sobre o Rio Domela tem 40% de progresso, com reparos na subestrutura e protecção de taludes em curso; sobre o Rio Mucelo está a 95% aguardando a finalização das obras de protecção contra erosão; as pontes Nevide, Mabala e Namacurra foram concluídas;l e as pontes Eledge 1, Eledge 2, Abado e Nazobe registam avanços entre 80% e 98%, ambas localizadas no troço Nicoadala-Namacura.

Essas infraestruturas são essenciais para garantir a segurança e a conectividade da N1, especialmente em áreas propensas a erosões e inundações na época chuvosa.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.