A consultora de transporte marítimo Drewry reviu em alta a previsão de lucros das companhias de shipping de contentores para 150 mil milhões de dólares em 2021. A expectativa é de em 2022 os lucros serem ligeiramente melhores. O tráfego congestionado e a crescente demanda impulsionam as taxas de frete cada vez mais elevadas, e os lucros tendem a seguir o mesmo sentido.
A Drewry constatou que, só no segundo trimestre o EBIT (lucro operacional antes de juros e impostos) combinado das operadoras de transporte marítimo de contentores atingiu os 39,2 mil milhões de dólares, 11 vezes mais do que o registado no período homólogo de 2020.
O aumento do preço do combustível e a subida dos custos dos envios não contrariaram essa tendência de crescimento. A maioria das companhias aumentaram as margens operacionais face ao primeiro trimestre, com algumas a superarem mesmo os 50% de rentabilidade.
Em simultâneo, a Drewry reviu em alta a previsão do aumento médio dos envios, dos 46% estimados em Junho para 126%, em consequência da subida maior do que era o esperado do mercado spot no terceiro trimestre e do atraso da normalização das cadeias de abastecimento.
O mercado à vista sem precedentes está a aumentar os preços dos contratos a longo prazo, e a Drewry prevê que isto contribua para 2022 ser ainda melhor para os transportadores marítimos. Ao fixar taxas quase tão elevadas como o mercado spot actual, os transportadores estão a garantir uma base muito elevada para os ganhos que vão para o próximo ano.
Por outro lado, a Drewry espera que a desorganização e o congestionamento que assola a cadeia de abastecimento contentorizada continuem até ao quarto trimestre de 2022.
“A situação em declínio faz-nos pensar que o problema é muito mais profundo do que o temido, com a pandemia a fazer avançar a crise latente dentro de certos sectores”, avisou Simon Heaney, director sénior de investigação de contentores. Para os transportadores, isto significa um apoio sustentado a taxas elevadas e para os remetentes, significa mais um ano de preços mais elevados e níveis de serviço reduzidos.