Empresa sul-africana vai investir 50 milhões de rands na construção de estrada alternativa para o Porto de Maputo

Empresa sul-africana vai investir 50 milhões de rands na construção de estrada alternativa para o Porto de Maputo

Os camiões das mineradoras sul-africanas poderão seguir por uma via alternativa para chegar mais rápido ao Porto de Maputo, por conta do congestionamento de veículos na EN4, bem como dos custos logísticos.

De acordo com o portal MoneyWeb, essa situação está a levar as mineradoras da África do Sul a perder milhares de milhões de dólares em vendas.

Assim, a Logistics Co, detida indirectamente pela African Infrastructure Investment Managers da Old Mutual, projecta abrir uma estrada só para camiões em Komatipoort, a norte do principal ponto de entrada de Lebombo, na África do Sul.

O investimento está estimado em 50 milhões de rands e deverá decorrer num prazo de quase sete meses, iniciando em meados de Outubro para terminar em Maio.

O projecto envolve a melhoria de uma estrada de serviço existente ao longo de uma linha férrea e a construção de uma instalação para camiões que terá gabinetes de alfândega e imigração nos arredores da cidade de Komatipoort, de acordo com Hennie Jooste, chefe de operações da TLC (Terry Cousins and Luis Valentim), citado pelo portal.

A Empresa já opera do lado moçambicano, e prevê o processamento de 500 camioes por dia logo que estejam criadas as condições para o efeito. A principal prioridade da empresa é acomodar os 200 a 250 camiões que a TLC opera e que transportam magnetite, um tipo de minério de ferro, para Moçambique.

Os camiões serão descarregados no terminal ferroviário e regressarão vazios através da fronteira existente. Os minerais vão depois seguir de comboio até aos portos da Baía de Maputo..

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