Qual o país com o preço da gasolina mais barato? Menos de 2 meticais por litro. “Full tank” por menos de 80 meticais

Está nas manchetes dos melhores e maiores jornais do mundo: “os preços de combustíveis estão em escalada progressiva”. Os motivos são vários, principalmente, este dois: o desconfinamento pós-covid-19 e, logo a seguir, a guerra russo ucraniana. Porquê? Eles estão a dar sentido a assumpção de “ouro branco” que o mundo imputa ao crude, o petróleo bruto. A demanda é vertiginosa nos quatro cantos da terra.

O mundo conhece essa realidade, que não dá sinais de derrapagem nos preços dos refinados do crude (gasolina, jet fuel e gasóleo), já lá se passam mais de seis meses.

A nível dos decisores internacionais parece não haver indícios favoráveis a um aumento de produção já que a demanda tornou-se estonteante em todo o mundo e os países produtores estão a lucrar com a situação.

O movimento da economia depende desses produtos, que chegam a ser mais caros nos países importadores. Por exemplo, em Moçambique, a gasolina já está a ser comercializada a 86,97 meticais por litro e o gasóleo (diesel) a 87,97 meticais por litro. Ainda assim, as entidades por cima do negócio dizem estar abaixo do desejável, sendo também, segundo o Presidente da República, os preços mais baixos da SADC, apesar de a maioria dos moçambicanos sentir-se sufocada com esses preços.

Mas, por outro lado, é de admirar que em alguns países a situação dos combustíveis ainda seja altamente sustentável. Com o preço que se adquire um litro de gasolina ou gasóleo em Moçambique, no país onde o preço é mais baixo é possível comprar aproximadamente 54 litros dos mesmos produtos. E, hipoteticamente, assumindo que a maioria dos carros “de baixo consumo” em Moçambique, têm, em média, tanques de 50 litros, isso permite “fazer full tank” por menos de 80 meticais. Nesse país a gasolina custa 0,022 centavos de dólar, cerca de 1,40 meticais. E, no país onde o combustível é mais caro chega a custar 3,025 dólares por litro, cerca de 193 meticais.

Mas afinal, de que países estamos a falar?

O preço médio da gasolina pelo mundo fora é de 1.47 centavos de dólar por litro (93.83 meticais), mas existem grandes diferenças entre os países. Os países mais ricos têm preços mais altos e os mais pobres e os países produtores e exportadores de petróleo têm preços consideravelmente mais baixos. Os Estados Unidos representam uma excepção pois são um país economicamente desenvolvido mas ao mesmo tempo têm preços da gasolina baixos.

As diferenças entre os preços da gasolina nos diferentes países devem-se a vários tipos de impostos e subsídios para a gasolina. Todos os países compram o petróleo nos mercados internacionais pelos mesmos preços mas impõem diferentes impostos. É por isso que o preço da gasolina a retalho (preço final) resulta diferente para o consumidor.

De acordo com a última actualização do Global Petrol Prices (27.06.2022) – que avalia o preços dos combustíveis em 168 países – a Venezuela é o país com o preço mais baixo de combustível no mundo. Lá o preço é de 0.022 centavos de dólar por litro de gasolina, cerca de 1,40 meticais.

A mesma fonte coloca Moçambique em 72º lugar entre 168 países analisados. Isto equivale a dizer o país está entre as 100 nações com o preço da gasolina mais alto. Na tabela, o preço para Moçambique é de 1.304 centavos de dólar, cerca de 83.23 meticais. Como se disse acima, este preço corresponde a anterior actualização antes de 01 de Julho, pois desde 02 de Julho que Moçambique começa a praticar novos preços, mais altos. Logo, uma nova actualização no ranking deverá colocar o país num outro lugar.

Além da Venezuela, os países onde a gasolina está mais barata são a Líbia, Irão, Síria, Argélia.

A China é pais onde o preço da gasolina esta mais caro para o cidadão, são 3,025 centavos de dólar por litro, cerca de 193 meticais.

Outros países onde a gasolina é cara são a Noruega, Finlândia, Islândia, Dinamarca.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.