As Comissões Distritais de Eleições (CDE) devem divulgar, entre hoje e amanhã, os resultados de parciais ou provisórios das eleições gerais realizada na quarta-feira passada, 09 de Outubro.
As CDE têm até três dias, contados a partir do encerramento das votações, para apresentar os resultados apurados nas mesas de votação.
Contudo, algumas CDEs já iniciaram com as divulgações, mesmo sem que tenham concluído o processo de verificação dos editais e actas saídos das mesas de votação. Os resultados apontam que os partidos Frelimo e Podemos, igualmente seus candidatos, seguem na liderança dos apuramentos. A Renamo e o Movimento Democrático de Moçambique seguem na cauda.
Este processo vai decorrendo enquanto em todo o país vai se reportado diversos tipos de ilícitos eleitorais que podem colocar em causa a credibilidade dos dados apurados.
Após a fase distrital, segue-se a provincial, cujo prazo são cinco dias contados a partir do encerramento da votação. Isto significa que, até segunda-feira (14), todas as províncias devem apresentar os resultados eleitorais culminados.
Deixe uma resposta