El Niño: Agência do Zambeze aloca mais de 53 milhões de meticais para a recuperação de culturas

El Niño: Agência do Zambeze aloca mais de 53 milhões de meticais para a recuperação de culturas

A Agência de Desenvolvimento do Vale do Zambeze está a aplicar, na província de Manica, mais de 53 milhões de meticais na mitigação do impacto de perdas de culturas agrícolas associadas ao fenômeno climático El Niño .

Denominado Plano de Intervenção Imediata para a segunda época da campanha agrária 2023-2024, a iniciativa prevê a distribuição, aos produtores e pequenas e médias empresas, de mais de 32 toneladas de sementes de batata reno, feijão vulgar e hortícolas.

O plano, segundo a governadora da província de Manica, Francisca Tomás, inclui a aquisição de sistemas de irrigação com capacidade para cobrir uma área de cerca de 300 hectares.

A dirigente falava, esta segunda-feira, no distrito de Vanduzi, na cerimónia de lançamento da campanha de comercialização agrícola 2024.

“O Plano de Intervenção Imediata para a segunda época da campanha agrária 2023-2024 vai beneficiar cerca de 1400 produtores”, afirmou o director dos serviços de estudos e análises estratégicas, na Agência do Zambeze, José Cardoso, citado pela Rádio Moçambique.

Segundo o responsável, a medida surge através de um plano de intervenção imediata que visa minimizar o impacto do fenómeno.

O milho e outros cereais, incluindo hortícolas, são as culturas mais afectadas, pelo que as autoridades governamentais da província vaticinam dias difíceis, pois, em alguns distritos poderá registar-se bolsas de fome.

Os distritos de Tambara, Sussundenga, Macate, Machaze, Báruè, Vanduzi, Guro, Gondola e cidade de Chimoio são os mais afectados pelo fenómeno El Niño.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.