Dois garimpeiros morreram numa mina de ouro em Manica

Dois garimpeiros morreram numa mina de ouro em Manica

Dois cidadãos praticantes de mineração artesanal de ouro morreram em decorrência de incidentes da actividade posto administrativo de Nhampassa, distrito de Báruè, na província de Manica.

Uma das vítimas morreu soterrada num túnel, após o desabamento de uma porção de terra. A outra, natural de Maputo, morreu a caminho do Hospital Distrital de Catandica, em decorrência de ferimentos quando caiu para o interior de um poço.

Segundo a Agência de Informação de Moçambique (AIM), a área onde os garimpeiros exploravam ouro pertence a uma empresa denominada Sociedade Mineira de Nhampassa (SOMINHA). 

Conforme o Delegado provincial de Inspecção Geral dos Recursos Minerais e Energia, em Manica, Ângelo Pinto, as vítimas praticavam mineração ilegal, numa área onde o desabamento de terra é frequente. Só em Nhampassa, este ano já morreram cinco garimpeiros ilegais.

Na província de Manica, os distritos de Manica, Báruè, Gondola, Sussundenga e Macossa são ricos em recursos minerais, principalmente o ouro. 

O sector de minas estima que mais de dez mil pessoas estejam envolvidas na exploração ilegal de ouro em toda a província de Manica. 

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.