O Ministro da Economia e Finanças, Adriano Maleiane, disse, hoje, ao Tribunal Judicial da Cidade de Maputo, que quando assumiu as pastas do respectivo Ministério, só a dívida da EMATUM estava inscrita na Direcção Nacional do Tesouro.
Em audição que decorre na tenda de BO, província de Maputo, Maleiane informou igualmente ao Tribunal que não sabia das dívidas do Proindicus e MAM, pelo menos de ponto de vista do registo.
Maleiane disse ainda que o Governo encarou as outras dívidas como inexistentes e só depois de questionar o seu antecessor (Manuel Chang) ficou a saber que as dívidas da MAM e ProIndicus eram do fórum secreto, por serem veículos operativos do SISE.
“O VTB queria que o novo Governo emitisse novas garantias. Mas nós dissemos que era melhor continuarmos o princípio da boa-fé. É por isso que das dívidas da ProIndicus e MAM não estamos a pagar nada. As dívidas que chamamos hoje de ‘não declaradas’ não estamos a pagar. A que estamos a pagar é da EMATUM, porque o nome do país ficou manchado a nível internacional e é preciso, na nossa percepção, salvaguardar uma boa imagem do país”, explicou Maleiane.