Dívidas Ocultas: F. Nyusi, I. Lucas, N. Guebuza e G. Leão engordam a lista de “conspiradores”

Dívidas Ocultas: F. Nyusi, I. Lucas, N. Guebuza e G. Leão engordam a lista de “conspiradores”

​O Governo dos Estados Unidos da América (EUA), através do Departamento de Justiça (DoJ), adicionou mais nomes de cidadãos moçambicanos acusados de serem conspiradores das dívidas ocultas.

Anteriormente, aquela instituição apontava para Manuel Chang – que está a ser julgado nos EUA e cuja sentença deve sair em breve –, Teófilo Nhangumele e António Carlos do Rosário. Estes dois também são arguidos no processo em curso em Nova Iorque.

Agora, de acordo com o Centro de Integridade Pública (CIP), que acompanha de perto o julgamento de Manuel Chang, o antigo Ministro da Finanças, avança que o DoJ incluiu, na segunda-feira (05), naquela lista os nomes de Filipe Nyusi, o antigo ministro da Defesa Nacional e Presidente da República de Moçambique, Gregório Leão, antigo Director do SISE, Armando Ndambi Guebuza, filho do presidente Guebuza e Isaltina Lucas, antiga diretora Nacional de Tesouro. Refere o CIP que a estes, o procurador Hiral Metha designou de conspiradores.

A Organização Não Governamental esclarece que isto “não significa que estas pessoas tenham sido constituídas arguidas pelo DoJ dos EUA, no entanto, são considerados conspiradores no esquema das dívidas ocultas que, segundo a acusação, defraudou investidores norteamericanos”.

Logo ao entrar na sala de sessões, chamou a atenção a presença de um quadro gigante de fundo branco com fotos imprensas a cores e coladas em fila. Constam do quadro, por ordem, caras de Surjan Singh, Andrew Perse, Jean Bustani, Manuel Chang, Iskandar Safa, Armando Guebuza Junior, Detelina Subeva, Najib Allan, Isaltina Lucas, António do Rosário e Teófilo Nhangumele. Debaixo das fotos estão escritos os nomes reais e as alcunhas usadas para designar os conspiradores nas trocas de e-mails entre os arguidos das dívidas ocultas que caíram nas investigações do Federal Bureau of Investigation (FBI).

Assim que a procuradora Genny Ngai começou a apresentar as alegações finais, o quadro foi posicionado a frente dos 13 membros do júri e de tempo em tempo, a procuradora ia apontado às fotos dizendo aos membros do júri que “estes são os conspiradores das dívidas ocultas que defraudaram os investidores norte-americanos”. Numa outra lista de conspiradores, apresentada em slide de power point, o DoJ incluiu Filipe Nyusi e Gregório Leão na lista dos conspiradores das dívidas ocultas. (Fonte: CIP. Imagem: DR)

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.