Dívida das empresas do Estado aumentou para quase 40 mil milhões de meticais no último trimestre de 2024

Dívida das empresas do Estado aumentou para quase 40 mil milhões de meticais no último trimestre de 2024

A dívida do Sector Empresarial do Estado (SEE) aumentou em 3,99% no último trimestre do ano passado, se comparado ao trimestre anterior. A conta passou de 38,17 mil milhões de meticais para 39,6 mil milhões de meticais.

Esse desempenho se deve ao aumento total da dívida directa interna 6,83%, refere o Notícias, citando o Boletim trimestral, de Julho a Setembro, sobre a dívida pública.

A evolução resulta, entre outros, da expansão da dívida interna acumulada em 1,4 mil milhões de meticais e da externa em 111 milhões de meticais.

Isto encontra respaldo na contratação de novos empréstimos por parte dos Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM) e pela Empresa Moçambicana de Seguros (EMOSE).

Registou-se um aumento de 4,89 milhões de dólares pelo agravamento da dívida directa externa da Electricidade de Moçambique (EDM), em 7,46%, e Aeroportos de Moçambique (ADM) em 1,22%.

Os CFM, a EMOSE e a Linhas Aéreas de Moçambique foram as que mais contribuíram para o aumento da dívida interna. Saldo dos CFM aumentou 17,61% devido à contratação de novos financiamentos. Igualmente, a EMOSE, que contraiu um financiamento de 237 milhões de meticais, no âmbito da execução de uma garantia com o Banco Mais. E, a LAM, contraiu uma dívida de 207,25 milhões de meticais, devido ao atraso do pagamento de uma prestação vencida em Setembro.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.