Dívida da LAM caiu “a conta gotas” para 290 milhões de dólares, diz FMA

Dívida da LAM caiu “a conta gotas” para 290 milhões de dólares, diz FMA

A dívida das Linhas Áreas de Moçambique (LAM) caiu de cerca de 400 milhões de dólares para 290 milhões de dólares, disse, hoje, em Maputo, o Director de Projectos da Fly Modern Ark (FMA).

“A dívida da LMA reduziu. Quando nós entrámos, a dívida era de 402 milhões de dólares e agora penso que estamos nos 290 milhões de dólares”, disse, Sérgio Matos, acautelando que a confirmação da dívida actual será anunciada na auditoria do próximo ano.

“Este número vai estar confirmado na auditoria do próximo ano. A auditoria deste ano indica que a redução ronda nos 340 milhões de dólares”, avançou.

A FMA é a empresa sul-africana contratada pelo Estado moçambicano para ressuscitar as contas da companhia de bandeira nacional. A empresa trabalha junto da LAM desde 18 de Abril deste ano.

“A dívida da LAM está a baixar, porém, não em grandes números como pretendemos. Precisamos de aumentar o número de frotas. Só desta forma é que podemos ter maiores receitas”, notou.

De acordo com o responsável, a companhia “está saudável, mas não muito bem”, dado que ainda não se podem ‘gabar’ de estarem a registar lucros. “Está a conseguir cumprir com os seus compromissos de forma mais aliviada”.

A dívida que a LAM ainda tem por pagar é a favor de fornecedores de serviços e instituições financeiras.  Não obstante, segundo Matos, ainda existem empresas com dívidas por saldar com a LAM, mas garante equilíbrio das contas da companhia.

“A empresa está minimamente equilibrada. Ainda existem empresas que estão a dever e muitas delas já estão a pagar”, disse, referindo que decorrem “acertos” para voltar a reajustar os contratos “suspensos” e “dar créditos”. “Precisamos de dar essa facilidade às grandes empresas”.

Ele não revelou o valor que a LAM tem por receber dos devedores e quem são.

A FMA promete para Dezembro de 2023 ou Janeiro de 2024 novas actualizações sobre as estratégias da reestruturação e estágio das dívidas na LAM.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.