Dia Marítimo Mundial: ONU pede atenção à saúde dos trabalhadores

Nesta quinta-feira, 30 de setembro, as Nações Unidas marcam o Dia Marítimo Mundial. A ONU destaca o “profissionalismo e o sacrifício” de 2 milhões de pessoas que servem na frota mercante mundial.

Lembrando que os profissionais foram fundamentais durante a pandemia de Covid-19, o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, afirmou em mensagem sobre a data que, ainda há navegadores impedidos de ir para as costas.

Na comemoração da data, as Nações Unidas reforçam que, além do alto volume de cargas transportadas, o transporte marítimo também é uma forma eficiente e de baixo custo para possibilitar o comércio internacional.

Com o tema “Navegadores: no Centro do Futuro do Transporte Marítimo”, a ONU lembra que o sector é fundamental para alcançar Objetivos de Desenvolvimento Sustentável relacionados com educação, condições de trabalho, inovação, indústria e igualdade de género.

A data deve permitir que as discussões se aprofundem em temas relevantes para o papel dos trabalhadores do sector na segurança, protecção ambiental e bem-estar, assim como no futuro dos navegadores em um cenário de crescente digitalização e automação.

A ONU, por meio da Organização Marítima Internacional, criou a data para celebrar a contribuição do sector na economia mundial, especialmente no transporte marítimo.

O dia do evento varia de acordo com o ano e o país. Contudo, sempre é comemorado na última semana de setembro.

Fonte: ONU News

Partilhar este artigo